Os alunos das disciplinas de História da Arte e Cartografia, do 5º período do curso de Turismo da Newton Paiva, realizaram visita técnica a cidade de Tiradentes, sob a orientação das professoras Maria Eliza Campos e Renata Marques.
A programação da visita foi fundamentada na divisão da turma em 5 grupos, onde cada um destes possuía objetos de análise particulares divididos em Igrejas – religiosidade, relações sociais, arte barroca; Águas e Trabalho/ Ofícios e trabalhadores – ontem e hoje; Abastecimento, comércio e rota; Cultura alimentar, patrimônio cultural e turismo; e Espaço urbano - relações sociais, patrimônio cultural. Foram realizadas duas aulas práticas sobre Arte colonial mineira, na Matriz de Santo Antonio, e sobre Cartografia, no Alto da Igreja de São Francisco de Paula. Ao final foi realizado um seminário de apresentação dos trabalhos em grupo.
Objetivos e resultados:
- Percepção das relações entre patrimônio / arte, comunidade e Turismo.
- Elaboração de roteiros interpretativos propostos pela disciplina de História da Arte.
- Análise do espaço urbano de Tiradentes como documento histórico e patrimônio cultural, e como objeto da atividade turística.
- Observação e reflexão sobre elementos fundamentais da história social e artístico-cultural de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX.
- Verificação de todo o processo de uso e ocupação do solo na cidade de Tiradentes e análise comparativa com o mapa topográfico e os trabalhos anteriormente propostos em sala de aula.
Aula de Cartografia no Alto da Igreja de São Francisco
Vista da Matriz de Santo Antônio
Pesquisa com moradores e comerciantes
Casario de Tiradentes
Equipe do Curso de Turismo da Newton Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário